UHD da Guarda admitiu 276 doentes em dois anos
- 10 maio 2023, quarta-feira
- Gestão

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda comemora, no dia 12 de maio, o seu segundo ano de atividade efetiva, desde o internamento do primeiro doente em casa.
Ao longo deste período estiveram internados um total de 276 doentes com patologia médica e do foro cirúrgico, principalmente doenças infeciosas e agudização de patologia crónica (insuficiência cardíaca, renal).
Tendo iniciado atividade com cinco camas, desde janeiro de 2023 que a sua lotação foi aumentada para sete camas, permitindo chegar a um maior número de doentes.
A UHD dispõe de uma lotação de cinco doentes e conta com uma equipa médica e de enfermagem disponível 24 horas por dia, sete dias da semana, e é constituída por médico de segunda a sexta-feira, uma equipa de seis enfermeiros a que acresce formação em enfermagem de reabilitação, assistentes operacionais, farmacêutico, assistente social, nutricionista e psicóloga.
Em comunicado, a ULS da Guarda revelou ainda que a UHD apresenta elevadas taxas de satisfação, tanto por parte dos doentes como dos cuidadores que a tem avaliado.
A Hospitalização Domiciliária surge como alternativa ao internamento convencional, proporcionando assistência clínica de modo contínuo e coordenado àqueles doentes que, necessitando de admissão hospitalar, cumprem também uma série de critérios clínicos, sociais e geográficos que permitem o internamento no domicílio sob a vigilância de uma equipa de profissionais de saúde, sempre de acordo com a vontade do doente e da sua família.
Outros artigos que lhe podem interessar