Lançado manual sobre alimentação para doentes com cancro do rim

A empresa biofarmacêutica Ipsen, a Fundação Renal ALCER España e a Fundação MÁS QUE IDEAS, com a colaboração da Associação de Cancro do Rim de Portugal (AC RIM) lançaram o manual ‘Cancro do Rim & Alimentação. Manual para doentes e famílias’.
Trata-se de um guia para consulta, de caráter gratuito, para ajudar os doentes e os seus familiares a conhecerem melhor esta doença, entender como ela afeta o estado nutricional e prevenir ou abordar complicações nutricionais.
A cofundadora e vice-presidente da Fundação MÁS QUE IDEAS, Teresa Terrén, disse que “o grande número de colaboradores que participam no guia sublinha a importância do trabalho em equipa entre doentes e profissionais de diferentes áreas sociais e de saúde, bem como a necessidade de concentrar os cuidados na pessoa, e não apenas na doença”.
É um recurso útil para que doentes e familiares conheçam “mais sobre a doença e os seus efeitos secundários, as razões das possíveis alterações nutricionais e como aliviá-las através de uma nutrição adequada, que terá sem dúvida uma influência positiva na sua qualidade de vida”, acrescentou.
A diretora geral da Ipsen Pharma, Aurora Berra de Unamuno, recordou que “este guia, além de orientar os doentes com cancro renal sobre como adaptar a sua alimentação para melhorar o seu estado de saúde, procura que tenham um papel mais ativo no seu autocuidado, aumentado as suas competências e confiança e melhorando a gestão da doença”.
O manual foi concebido para que cada doente identifique a fase da doença em que se encontra e os efeitos secundários do tratamento, e capacita-o para atuar na nutrição.
A Associação de Cancro do Rim de Portugal procedeu à revisão da adaptação do manual para português.
Uma boa alimentação ajuda a manter um estado nutricional adequado e isto tem um efeito favorável na evolução do cancro renal, bem como na tolerância e efetividade dos tratamentos oncológicos, lê-se em nota de imprensa.
De acordo com o mesmo comunicado, o cancro do rim é o décimo quarto cancro mais prevalente em Portugal, sendo que em 2020 foram diagnosticados 11 911 novos casos.
Outros artigos que lhe podem interessar