Hospital de Évora assinala um ano da unidade domiciliária polivalente
- 14 dezembro 2021, terça-feira
- Gestão

A Unidade de Hospitalização Domiciliária Polivalente (UHDP) do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) assinala esta terça-feira, dia 14 de dezembro, um ano de atividade.
A UHDP do HESE iniciou a sua atividade durante a pandemia e, entre dezembro de 2020 e março de 2021 chegou mesmo a prestar apoio a vários doentes com covid-19.
A unidade tem como modelo a assistência hospitalar praticada no domicílio do doente por profissionais de saúde do hospital e iniciou a sua atividade com capacidade para seis camas no domicílio.
“Este tipo de assistência permite um tratamento hospitalar com maior conforto e bem-estar para o doente no seu domicílio com acompanhamento dos profissionais de saúde do hospital, promove a autonomia dos doentes e um maior envolvimento dos familiares e pode permitir também um menor tempo de internamento e a diminuição das infeções em ambiente hospitalar”, referiu a HESE em comunicado divulgado.
Há um ano, a equipa multidisciplinar da UHDP, composta por médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêutico, nutricionista e assistente técnica, previa a assistência de 90 doentes em domicílio por ano e hoje faz um balanço de 177 doentes assistidos em hospitalização domiciliária durante este período.
“Os resultados da unidade surpreenderam-nos muito pela positiva, dado que superaram as expetativas, quer ao nível quantitativo, quer ao nível qualitativo”, realçou a responsável pela UHDP, Ireneia Lino.
“Ao longo do ano prestámos assistência a mais 97 por cento do que o esperado e o feedback que temos dos nossos doentes é muito positivo e o nosso trabalho muito elogiado”, acrescentou a responsável.
Outros artigos que lhe podem interessar