Congresso dedicado à nutrição do futuro realiza-se em formato online

A 19ª edição do Congresso de Nutrição e Alimentação terá como tema principal “Nutrition 20 > 30 Act For Tomorow”. O evento que estava inicialmente agendado para maio, irá decorrer nos dias 9 e 10 de setembro, mas em formato digital.

Segundo comunicado divulgado na página do evento, o setor agroalimentar precisa de se reinventar para garantir a aplicação de medidas, sendo “cada vez mais emergente que os nutricionistas e demais profissionais da área da nutrição e alimentação avaliem a sua atuação, pois este cenário de garantia da segurança alimentar e nutricional de um mundo em mudança é uma oportunidade ímpar para assumirem um papel de relevo na reeducação alimentar de todos aqueles com os quais interagem e que se repercute na transformação futura dos sistemas alimentares.

O programa do evento está organizado em três salas. Ao longo do primeiro dia serão abordados temas como a alimentação para uma população em crescimento: problemas e oportunidades; os desafios do sistema alimentar sob o ponto de vista do consumidor; nutrição clínica; alimentação e COVID-19; dietas saudáveis com baixa pegada de azoto; abordagem transdisciplinar do marketing digital de alimentos para crianças; e ainda será apresentado o novo calendário de sazonalidade.

No segundo dia do congresso, falar-se-á sobre ferramentas de suporte ao nutricionista; sustentabilidade nas soluções nutricionais; o futuro da nutrição em diferentes áreas: produção - ambiente - envelhecimento – profissão; nutrição em 2020 – o que sobreviverá em 2030?; sustentabilidade em alimentação coletiva; avaliação de risco-benefício de alimentos.

Serão ainda anunciados os vencedores dos posters e comunicações orais e apresentadas iniciativas na área da sustentabilidade, nomeadamente “reflexões sobre sustentabilidade alimentar”, o “Pacto Português para os plásticos” e “sustentabilizar o futuro através da alimentação: alguns resultados”.

O congresso pretende reunir profissionais, investigadores e estudantes do setor para promover a partilha de conhecimento científico, intervir na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e incentivar a prevenção de doenças através da alimentação, salientar a importância do incremento do tratamento nutricional de doenças, e ainda promover a qualidade e segurança alimentares.

A inscrição pode ser efetuada através do formulário disponibilizado online até 8 de setembro.

Notícia atualizada a 11/08 às 10h58

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.