19º Prémio de Nutrição Clínica é lançado amanhã

O 19º Prémio de Nutrição Clínica Fresenius Kabi, no valor de 15 mil euros, visa sensibilizar para a importância da nutrição clínica na formação especializada e dotar os profissionais de saúde de expertise nesta área.

Esta edição vai ser lançada no dia 28 de maio, à margem do XXIII Congresso da Associação Portuguesa De Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP) que este ano terá como mote “A malnutrição e o seu impacto são ainda desconhecidos em Portugal”.

Com vista a estimular o desenvolvimento de evidência clínica em Portugal e premiar os estudos com maior distinção, a Fresenius Kabi apresenta este ano algumas novidades. Além da nova imagem, o prémio de investigação terá um valor de dez mil euros e a bolsa de investigação compõe um valor cinco mil euros, num total de 15 mil euros destinados aos projetos de investigação de profissionais de saúde.

O Prémio de Nutrição Clínica Fresenius Kabi tem como objetivo sensibilizar os profissionais de saúde para a importância da nutrição clínica na formação especializada.

Visa ainda dotar profissionais de saúde de expertise nesta área e alertar para a importância de ter nutricionistas nos hospitais para fazer avaliação nutricional do doente, a fim de fazer cumprir o Despacho n.º 6634/2018 de 6 de julho, e a Norma DGS 017/2020 de 25 setembro, com vista à implementação efetiva do rastreio nutricional, nos estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde, e da acessibilidade equitativa à nutrição entérica e parentérica, no ambulatório e domicílio. 

De acordo com o diretor médico da Fresenius Kabi, Miguel Vigeant Gomes, “é crucial fomentar a formação das equipas multidisciplinares e criar condições para o desenvolvimento de projetos de investigação na área da nutrição clínica que permitam promover a avaliação nutricional de todos os doentes e garantir a implementação e a acessibilidade das terapêuticas nutricionais adequadas”.

Todos os interessados em concorrer, poderão submeter a sua candidatura até ao dia 30 de setembro de 2021 através da página da organização.

Os trabalhos que podem ser submetidos a candidatura a este Prémio contemplam duas categorias: na primeira categoria (Prémio) podem candidatar-se autores de trabalhos já finalizados e na segunda categoria (Bolsa), podem candidatar-se propostas de trabalhos de investigação a desenvolver.

A organização informa ainda que não serão considerados trabalhos que já tenham sido publicados ou aceites para publicação em revistas científicas indexadas.

Os vencedores do Prémio e da Bolsa de Investigação serão conhecidos em novembro de 2021, em data e local ainda por definir.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.