Santarém: Unidade de Cuidados na Comunidade acreditada

O Departamento de Qualidade na Saúde da DGS atribuiu à Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Santarém o nível “Bom” no processo de acreditação que teve início em 2016 e terminou recentemente. Esta unidade tornou-se, assim, na primeira UCC da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) a obter esta distinção.

O processo de acreditação desenvolvido no âmbito do Programa @credita, da DGS, e do ACSA International, da Andalusian Agency for Healtcare Quality, teve início com a fase de autoavaliação e análise interna, ainda em 2016, segundo o site da ARS-LVT. A equipa apropriou-se de todos os standards obrigatórios em cinco grupos diferentes: I. O cidadão, centro do sistema de saúde; II. Organização da atividade centrada na pessoa; III. Os profissionais; IV. Processos de suporte e V. Resultados. Durante a fase de autoavaliação, os diferentes grupos profissionais identificaram a sua posição face a cada um dos standards, determinaram os objetivos a alcançar e planificaram as ações necessárias para os atingir.

De acordo com Manuela Vieira, Coordenadora da UCC de Santarém, “todo o processo de acreditação teve como imperativo promover e garantir a qualidade e melhoria contínua dos serviços de saúde; assegurar que as funções de governação, coordenação e intervenção, centradas no doente, estão devidamente focadas no mesmo objetivo comum, com respeito pelas dimensões da efetividade, eficiência, acesso, segurança, equidade, adequação, oportunidade, continuidade e respeito pelo cidadão”.

Finalizada a fase de autoavaliação, a 30 de janeiro de 2018, seguiu-se a visita de avaliação externa, realizada por uma equipa de auditores qualificados pelo Programa de Cualificación de Evaluadores (PROCEV) da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía, programa esse acreditado pela International Society for Quality in HealthCare (ISQua). O processo foi concluído em março, com a concessão do nível “Bom” pelo Comité do Departamento da Qualidade na Saúde da DGS. Mais informação em http://www.arslvt.min-saude.pt/frontoffice/pages/2?news_id=1697

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.