TecnoHospital, Revista de Engenharia e Gestão da Saúde

Desafios éticos e de segurança da inteligência artificial 15-04-2024

Desafios éticos e de segurança da inteligência artificial

A evolução da IA, que desde a década de 50 do século XX decorreu de forma relativamente lenta, registou uma verdadeira explosão em 2023. A massificação do acesso aos modelos de linguagem, seja a linguagem factual, como o BARD da Google, seja a linguagem generativa como o ChatGPT, “democratizaram” a IA com todas as vantagens e todos os riscos inerentes.

Prémio 16-04-2024

Abertas candidaturas ao Prémio de Boas Práticas em Saúde

O prazo de candidaturas para a 17ª edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde, promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, já abriu e decorre até 17 de maio.

Concursos públicos 12-04-2024

Concursos públicos da semana

Consulte o quadro-resumo e fique a par dos concursos lançados na última semana, no setor da engenharia e gestão hospitalar.

Gestão 12-04-2024

ULS da Lezíria realizou mais cirurgias ao cancro de mama em 2023

A Unidade de Patologia Mamária da Unidade Local de Saúde da Lezíria realizou 215 cirurgias para tratamento do cancro da mama durante o ano de 2023, período onde foram realizadas mais de 500 primeiras consultas.

Gestão 11-04-2024

Lançada linha de financiamento para serviços de Gastrenterologia

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde publicou o regulamento de candidatura a financiamento para a qualificação dos Serviços de Gastrenterologia do Serviço Nacional de Saúde.

Outros Serviços de Apoio 10-04-2024

ULS Baixo Mondego inicia automação de dispensa de fardamento

A ULS do Baixo Mondego iniciou a dispensa automatizada de fardamentos, que permitirá uma total rastreabilidade do fardamento, dispensa das peças de roupa personalizada a cada profissional, bem como uma gestão eficaz do circuito de lavandaria.

Outros Serviços de Apoio 09-04-2024

Inaugurado espaço de apoio a pessoas com doenças avançadas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou, a 8 de abril, o primeiro Espaço Fundação ”la Caixa” de Apoio Integral em Portugal.

Gestão 16-04-2024

USF Santiago de Palmela renova certificação de qualidade

A Unidade de Saúde Familiar Santiago de Palmela, integrante da Unidade Local de Saúde da Arrábida, alcançou recentemente a reacreditação de nível “Bom” de acordo com o Modelo Nacional de Acreditação em Saúde.

Gestão 15-04-2024

CUF passa a realizar embolização musculoesquelética

A CUF passou a realizar um procedimento inovador para o tratamento da dor osteoarticular, que permite melhorar a qualidade de vida dos doentes que sofrem de artrose, tendinites e outras patologias musculoesqueléticas muito prevalentes na população.

Gestão 12-04-2024

ULS de Braga avança no tratamento da atresia do esófago em bebés

A Unidade Local de Saúde de Braga, em colaboração com a Escola de Medicina da Universidade do Minho, alcançou um progresso notável no tratamento da atresia do esófago em recém-nascidos.

Outros Serviços de Apoio 11-04-2024

Projeto visa prevenir efeitos negativos da medicação nos idosos

A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda participa no projeto europeu STOP-IATRO, que tem como objetivo prevenir a iatrogenia medicamentosa, nomeadamente efeitos adversos da medicação da população mais idosa.

Gestão 10-04-2024

ULS São José realiza 1ª cirurgia esofagogastrica robótica

A Unidade Funcional de Patologia Esofagogástrica da ULS São José realizou a primeira cirurgia por abordagem robótica – uma fundoplicatura de Nissen para correção de hérnia do hiato esofágico.

Gestão 09-04-2024

Recuperação da atividade hospitalar em 2022

Por ocasião do Dia Mundial de Saúde, que se celebra no dia 7 de abril, o Instituto Nacional de Estatística divulgou uma nova edição da publicação “Estatísticas da Saúde”, principalmente com indicadores de 2022.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.