ULS da Guarda inicia projeto sobre alergias alimentares em meio escolar

A Unidade de Saúde Pública (USP) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda desenvolveu um projeto de intervenção comunitária que visa a identificação das crianças e jovens com alergias alimentares, bem como a elaboração de planos individuais de saúde e a formação aos profissionais dos estabelecimentos de ensino e das cantinas escolares.

Este projeto, segundo explicou a ULS da Guarda, tem como objetivo garantir a segurança e a inclusão das crianças e jovens com alergia alimentar em meio escolar, seguindo as orientações da Direção-Geral de Saúde.

A fase de formação nos estabelecimentos escolares iniciou-se em fevereiro nos concelhos de Almeida, Trancoso, Gouveia e Pinhel.

Este projeto, gerido pela USP, conta com a colaboração dos agrupamentos de escolas, do serviço de pediatria, das unidades de cuidados na comunidade e dos médicos internos de Medicina Geral e Familiar da ULS da Guarda.

A alergia alimentar é uma doença cuja prevalência tem vindo a aumentar nos últimos anos, principalmente em crianças, e a probabilidade de ocorrerem episódios de alergia alimentar com gravidade clínica na escola é considerável.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.