ULS Castelo Branco recebe robô de desinfeção

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco dispõe de um novo aparelho, um robô denominado Zenzoe, que garante a desinfeção do ar e das superfícies e que vai ajudar a prevenir e a reduzir a transmissão de muitas doenças infeciosas, incluindo a Covid-19.

De acordo com a ULS, o robô, oferecido pela Câmara de Castelo Branco, dispõe de uma tecnologia que, através de uma luz ultravioleta (UV-C), limpa o ar e elimina a presença da Covid-19.

Os germes e agentes patogénicos presentes no ar numa área de 25 metros quadrados são eliminados praticamente na sua totalidade, com a capacidade de redução a chegar aos 99,99 por cento em apenas oito minutos, graças ao desenho e à potência da lâmpada ultravioleta que, quando combinada com o movimento do robô, permite realizar uma limpeza eficaz a todos os pontos críticos do espaço, tanto a nível horizontal, como a nível vertical.

Na ocasião, a diretora clínica da ULS, Eugénia André, afirmou que o aparelho é uma mais-valia que o Conselho de Administração da ULS já tinha pensado em adquirir e como responsáveis da segurança e da qualidade do utente, considerou-se solicitar à Câmara Municipal que lhes desse uma ajuda nesta aquisição por se tratar de um aparelho para a desinfeção.

O robô, cujo investimento rondou os 82 mil euros, atuará não só na limpeza relacionada com o Covid-19, mas será também utilizado para a desinfeção de outros locais em que possa haver outros microrganismos multiresistentes, nomeadamente, os blocos operatórios quando vazios, porque o Zenzoe tem que atuar em espaços sem presença humana.

“Pode passar pelos corredores, pelas enfermarias, e é uma desinfeção e não uma limpeza, que são coisas diferentes”, disse a diretora clínica da ULS, acrescentando que a ideia é que durante a noite, com a sua autonomia, o robô desinfete os locais do hospital em que não haja pessoas.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.