Aprovada Estratégia para o Turismo 2027

  • 29 setembro 2017, sexta-feira
  • Gestão

A Estratégia para o Turismo 2027 foi aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros nº 134/2017.

Esta aprovação segue-se a um ano (2016) em que o turismo registou números recorde na economia nacional, com 12,7 mil milhões de euros de receitas, tendo representado 16,7 por cento das exportações de bens e serviços.

Apesar dos resultados, o executivo entende que importa garantir a sustentabilidade da atividade e a valorização dos recursos naturais do país.

A discussão pública desta Estratégia foi lançada em maio de 2016, tendo sido auscultados cinco mercados estratégicos que concentram a maioria da procura turística externa - Espanha, Alemanha, França, Reino Unido e Brasil. Destes encontros resultou um conjunto de conclusões relativo a aspetos positivos, como as pessoas/hospitalidade, a segurança ou a diversidade da oferta, e também a aspetos a melhorar, como a falta de recursos humanos qualificados, a falta de informação ou a coordenação entre regiões turísticas.

Para os próximos 10 anos, pretende-se fazer de Portugal um destino sustentável, um território coeso, com uma procura mais homogénea, um destino inovador e competitivo e onde o trabalho é valorizado, investindo nas pessoas e nas suas qualificações, e tornar o país um destino para visitar mas também para investir.

São apresentadas metas em termos de número de dormidas e de valor de receitas mas também em relação às qualificações dos trabalhadores e à satisfação dos residentes, com uma integração positiva do turismo nas populações.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.