Sistema portátil de purificação do ar

NPS Clinical Clean é um sistema portátil de purificação do ar concebido para eliminar vírus e bactérias, prevenir a contaminação e transformar espaços convencionais em quartos de pressão negativa.

O dispositivo está a ser trabalhado desde abril pela OCRAM, e tem na base a tecnologia patenteada Nano Purifying System (NPS), um sistema de purificação de ar desenvolvido para a indústria de AVAC que também pode ser utilizado em contexto doméstico e que, de acordo com o fabricante, neutraliza em 99,9 por cento a replicação de bactérias e fungos no ar. Ao entrar no equipamento, o ar passa por um processo de filtragem através de uma reação fotoquímica UV, saindo purificado. Não havendo nenhum contacto do sistema de purificação com o exterior, o sistema é seguro para ser utilizado com pessoas no interior do compartimento a purificar.

É esta a tecnologia que está na base do novo dispositivo móvel concebido para responder com eficácia e baixo custo à urgência de criar espaços para tratar pacientes com COVID-19. Desde o início da pandemia, foram colocados 50 equipamentos em hospitais públicos e privados. Há máquinas em teste para avaliar o número de unidades necessárias e as parcerias com laboratórios e empresas levam também a tecnologia a áreas hospitalares em Espanha.

Estes equipamentos assumem especial importância na fase de desconfinamento porque a instalação prática de unidades de descontaminação permite a reabertura de consultórios médicos, clínicas dentárias e espaços de tratamento vários com maior confiança.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.