Ricardo Mestre defende reforço hospitalização domiciliária

  • 24 outubro 2022, segunda-feira
  • Gestão

O Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, disse que “o reforço da hospitalização domiciliária é uma prioridade deste Governo e está explanado no Orçamento do Estado para 2023”.

O Secretário de Estado da Saúde defendeu, no 1.º Congresso Ibérico de Hospitalização Domiciliária, os ganhos que o modelo de hospitalização domiciliária gera para os utentes e para a eficiência do sistema, defendendo para isso um plano de desenvolvimento destas respostas assente em três eixos.

Para Ricardo Mestre é necessário começar por alargar a hospitalização domiciliária a outros campos como “a oncologia, a pediatria e a reabilitação”, ao mesmo tempo que se divulga as vantagens deste modelo através dos testemunhos dos utentes.

“Encontrámos nos utilizadores dos cuidados de saúde ao domicílio centenas de embaixadores que atestam o conforto, a humanização e a qualidade desta resposta”, salientou o governante.

A aposta na cooperação é também um segundo eixo fundamental para fortalecer as respostas domiciliárias em saúde. “Se conciliarmos diferentes modelos, como por exemplo a telessaúde, estamos a potenciar sinergias com outros serviços já implementados”, disse o Secretário de Estado.

Na sua intervenção, Ricardo Mestre defendeu ainda a criação do conceito de resposta integrada de saúde ao domicílio, um terceiro eixo “estruturante” para a sustentabilidade das respostas e que se baseia na articulação e agregação das diversas respostas domiciliárias existentes, como os cuidados de saúde hospitalares, o apoio ao domicílio, as respostas sociais e as respostas das autarquias.

O Secretário de Estado da Saúde, numa breve referência ao Orçamento do Estado para 2023, reiterou “a confiança e o espírito de compromisso da proposta orçamental”, destacando “a maior dotação para a saúde de sempre e o crescimento superior a 35 por cento dos recursos financeiros no Serviço Nacional de Saúde” face ao período pré-pandémico.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.