ARS Algarve promove redução do sal na alimentação

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, através do Núcleo Regional do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável do Departamento de Saúde Pública e Planeamento, está a promover uma campanha para sensibilizar a população para a redução de sal na alimentação.

«Sabor sem saleiro à mesa» é o mote da campanha de saúde pública dinamizada pelos nutricionistas da ARS Algarve, cujos objetivos passam por informar a população sobre a importância de diminuir o uso do saleiro na mesa e incentivar a redução do consumo de sal, preferindo ervas aromáticas.

De acordo com os dados do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF), 17,7 por cento dos portugueses inquiridos referiram adicionar sal no prato da sua comida, utilizando o saleiro. Porém, o estudo revela que o padrão de consumo adicional de sal é diferente entre sexos, grupos etários, situação laboral e nas diversas regiões do país.

O consumo adicional de sal é mais prevalente entre homens, no grupo etário dos 25 aos 34 anos, em pessoas empregadas e na região do Algarve. Mesmo com o diagnóstico de hipertensão arterial, 13,7 por cento dos inquiridos adicionam sal na comida. Entre as várias regiões, o costume demonstra grandes assimetrias, variando entre 9,2 por cento no Norte e 35,8 por cento no Algarve.

Os resultados levaram a ARS Algarve a implementar esta campanha. Mais informação em https://www.sns.gov.pt/noticias/2018/06/01/sabor-sem-saleiro-a-mesa/

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.