Começa a ser desenhado o próximo Plano Nacional de Saúde

Já começaram a ser desenvolvidos os trabalhos que servirão de base ao Plano Nacional de Saúde 2021-2030, informou a Direção-Geral de Saúde através do seu site.
A DGS acolheu, em dezembro, a primeira reunião do Conselho Consultivo para a elaboração do próximo plano. O Conselho, que junta pessoas com experiência na área, irá agora reunir mensalmente.
Adicionalmente, também já teve lugar, a 8 de janeiro, a primeira reunião da Comissão de acompanhamento do processo de construção do novo Plano.
Recorde-se que o anterior Plano Nacional de Saúde (2012-2016) foi estendido até 2020, numa versão que previa quatro metas de saúde para cumprir até ao corrente ano: reduzir a mortalidade prematura (abaixo dos 70 anos) para um valor inferior a 20 por cento; aumentar a esperança de vida saudável aos 65 anos em 30 por cento; reduzir a prevalência do consumo de tabaco a partir dos 15 anos e eliminar a exposição ao fumo ambiental e controlar a incidência, a prevalência de excesso de peso e obesidade na população infantil e escolar, limitando o seu crescimento.
Outros artigos que lhe podem interessar