Projeto social apoia 84 pessoas em situação de dependência

  • 07 outubro 2022, sexta-feira
  • Gestão

O projeto social CuidAdor criado em Oleiros, para apoio a pessoas em situação de dependência de cuidados básicos, está atualmente a prestar assistência a 84 pessoas do concelho.

“Em quatro anos, foram mais de cem os cidadãos abrangidos por este projeto, criado no âmbito do Programa de Parcerias para o Impacto, do qual o município de Oleiros é investidor social”, refere, em comunicado, o município.

Criado em dezembro 2019, o projeto CuidAdor está no terreno para quem se encontre numa situação de dependência de cuidados básicos nas dez freguesias do concelho de Oleiros, “onde está atualmente a prestar apoio a 84 pessoas”.

Citado no documento, o presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Marques Jorge, salientou que o projeto “foi pensado para fomentar a autoestima das pessoas com dificuldade de locomoção, mas também dos seus cuidadores, promovendo o seu autocuidado”.

“Esta é também uma forma de prevenir doenças, uma vez que existem algumas pessoas a viverem sozinhas ou isoladas”, frisou o autarca.

Implementado pelo Centro Social São João de Sobral, este projeto na área da inclusão social passa por apoiar quem se encontre numa situação de dependência de cuidados básicos, por motivos de incapacidade ou deficiência, com perda de autonomia, bem como quem lhe presta assistência regular.

Segundo os dados disponibilizados pela Câmara de Oleiros, em 2020, realizaram-se 450 visitas ao domicílio.

“No ano seguinte [2021], 803 [visitas] e este ano contabilizam-se 241 até ao primeiro trimestre deste ano”, lê-se na nota.

O utente mais idoso a receber apoio tem 94 anos e o mais novo, um jovem de 27 anos, sofre de uma doença rara.

Ao longo de quatro anos de existência, o CuidAdor foi suspenso apenas dois meses, em abril e maio de 2020, quando surgiu a pandemia covid-19.

Passado esse tempo, voltou à estrada, com as precauções adequadas, indo de encontro às preocupações sociais do executivo camarário.

“Tudo o que possamos fazer nesta área não é um custo”, afirmou Fernando Marques.

Financiado em 70 por cento pelo Fundo Social Europeu, o projeto recebe apoio de investidores sociais e do município de Oleiros.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.