Nova edição de formação em Segurança do Doente em Matosinhos

A Comissão Europeia de Controlo de Infeção da Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infeciosas está a promover a segunda edição da formação em Segurança do Doente, que decorrerá nos dias 22 e 23 de junho, no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos.

“Com o aumento da complexidade e invasibilidade dos cuidados de saúde, prestados cada vez mais em ambientes não clássicos, a par de uma população com necessidades mais exigentes, a segurança do doente constitui um aspeto incontornável e imprescindível na realidade atual”, referiu a organização em comunicado divulgado.

“Perante tal, os profissionais de saúde, elementos-chave na prestação dos cuidados de saúde, devem estar preparados para prevenir e controlar riscos de vária índole, através da sua identificação, comunicação e gestão”, lê-se no mesmo documento.

O curso pretende fornecer ferramentas aos profissionais de saúde neste âmbito.

O programa do primeiro dia inclui temas como ‘Conceitos de gestão da qualidade e segurança do doente’, ‘Gestão de risco e controlo de infeção na organização de saúde’, ‘Implementação de feixes de intervenção em controlo de infeção’, ‘Monitorização da higiene ambiental e a sua relevância’ e ‘Conceitos de auditorias e preparação de protocolos’.

Já o segundo dia abordará temas como ‘a relevância dos fatores humanos na segurança do doente’, ‘Formação e comunicação entre equipas’, ‘Plano de gestão para a segurança do doente’ e ‘Programas de vigilância epidemiológica’. Está ainda agendada a realização de um workshop sobre “Aprender com o erro e análise de causa raiz” e uma visita ao Laboratório de Microbiologia, Serviço de Esterilização Central e Precauções de Isolamento no Internamento.

As inscrições podem ser efetuadas até 15 de maio através do site da Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infeciosas.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.