Obesidade: manual para prestadores de cuidados

Para comemorar o Dia Mundial do Combate à Obesidade, assinalado a 11 de outubro, o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), da Direção-Geral da Saúde (DGS), lança o manual «Obesidade: otimização da abordagem terapêutica no Serviço Nacional de Saúde», destinado aos prestadores de cuidados de saúde nesta área.

O objetivo é refletir sobre os melhores indicadores a utilizar para o diagnóstico da obesidade, bem como apresentar, atualizar e consensualizar algumas orientações para o tratamento desta patologia, em particular no que diz respeito à terapêutica nutricional.

A campanha deste ano relacionada com o Dia Mundial da Obesidade vai incidir sobre o fim do estigma, ancorando este objetivo em três propostas para orientar o investimento:

  • Serviços de tratamento para apoiar pessoas afetadas pela obesidade;
  • Intervenção precoce para melhorar o sucesso do tratamento;
  • Prevenção para reduzir a necessidade de tratamento.

Em Portugal, a prevalência da obesidade, ponderada para a distribuição da população portuguesa é de 22,3 por cento. A prevalência de pré-obesidade a nível nacional é de 34,8 por cento, ou seja, o excesso de peso (pré-obesidade + obesidade) atinge mais de metade da população nacional.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba gratuitamente no seu email todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.