Nutricionistas reforçam divulgação de manual sobre diabetes

A Associação Portuguesa de Nutrição assinalou o Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, recordando a disponibilização do «Manual de Contagem de Hidratos de Carbono na Diabetes Mellitus – para profissionais de saúde». Este manual tem o objetivo de uniformizar os procedimentos associados à aplicação da técnica de contagem de hidratos de carbono por parte de pessoas com Diabetes, em especial Diabetes Mellitus tipo 1.

Desenvolvido pela Associação Portuguesa de Nutrição (atual designação da antiga Associação Portuguesa de Nutricionistas), este manual, de 2015, nasce da necessidade de controlar esta doença através de uma ação concertada e baseada na evidência científica. Neste sentido, em 2015 foi criado um grupo de trabalho constituído por nutricionistas a exercer funções em locais de destaque de diferentes pontos do país, com uma experiência relevante e reconhecida na área da Diabetes Mellitus. A este grupo foi lançado o desafio de criar um Manual Técnico sobre contagem de Hidratos de Carbono, destinado a profissionais de saúde.

No prefácio, os autores recomendam que a contagem de hidratos de carbono seja feita por equipas multidisciplinares, aconselhando a disseminação do manual no seio dessas equipas.

O manual pode ser consultado em http://www.apn.org.pt/documentos/manuais/Manual_Contagem_HC.pdf

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.