Maior cuidado com a nutrição pode salvar 3,7 milhões de vidas até 2025, diz a OMS

A Organização Mundial de Saúde insta os serviços de saúde de todo o mundo a dar mais atenção à vertente nutricional, estimando que o investimento adequado neste vetor pode poupar 3,7 milhões de vidas até 2025.

As intervenções chave nesta matéria – ainda que as medidas possam ter variações de acordo com os planos de saúde nacionais – passam por fornecer suplementos de ferro e ácido fólico durante a gravidez, atrasar o corte do cordão umbilical para assegurar que os recém-nascidos recebem nutrientes importantes, promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, promover aconselhamento nutricional que inclua redução do consumo de açúcar nos adultos e crianças e também de sal.

Os autores do relatório reconhecem progressos nesta área, como o declínio global do atraso no crescimento (ainda que esse progresso tenha sido lento em África e no Sudeste Asiático) mas identificam novos desafios. A prevalência da obesidade é um deles – em 2016, 13 por cento da população mundial era obesa.

Um maior foco na nutrição é essencial para atacar o “duplo fardo” da obesidade e da malnutrição que ainda prevalece em algumas partes do mundo.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.