Livro digital sobre Nutrição e Dietética

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) lançou o e-book “Na luta contra a obesidade”, que apresenta conselhos e estratégias para prevenir e combater este problema. O livro digital é gratuito, e pode ser descarregado do site e na página de Facebook do CHL. Concebido pela Unidade de Nutrição e Dietética (UND) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), o livro pretende clarificar algumas dúvidas, nomeadamente no que toca ao que habitualmente se designa por “dietas da moda”, e faz recomendações para manter o peso saudável, com sugestões de “Marmitas 5S”, o conceito criado pelas nutricionistas e dietistas do CHL, que consiste em ementas Saudáveis, Simples, Saborosas, Sazonais e Sustentáveis.

Tânia Jorge, nutricionista da UND, refere que «a obesidade é ganha no terreno, mas, havendo uma panóplia enorme de dietas e estilos alimentares, que podem “confundir” as pessoas, importa clarificar sobre o que é saudável e que comportamentos são considerados adequados para manter um estilo de vida saudável, dando assim a possibilidade de fazer escolhas de forma consciente e informada e, se possível, acompanhadas por profissionais».

O livro digital elenca as cinco recomendações essenciais de alimentação e hidratação (ingerir alimentos de todos os grupos da roda dos alimentos na quantidade adequada e variar dentro de cada grupo; diminuir a ingestão de gorduras, sal e açúcar e consultar os rótulos alimentares para fazer as melhores escolhas; saber de que forma o armazenamento, preparação e confeção dos alimentos alteram a sua composição nutricional; manter um horário regular de refeições; e ingerir, no mínimo, 1,5 litros de água por dia), e os sete passos usados a nível mundial nas sessões de educação para a alimentação saudável e exercício físico. O e-book indica alguns dos comportamentos que podem ser desadequados e dietas que trazem alguns riscos e que por isso devem ser analisadas, selecionadas e adaptadas a cada pessoa – como a toma desregrada de suplementos, ou a eliminação de alimentos ou grupos alimentares da dieta sem orientação por profissional especializado na área da Nutrição –, estas profissionais adiantam que «é possível manter um estilo de vida saudável, comendo bem e com sabor».

A equipa realça a necessidade, também enfatizada pela Organização Mundial de Saúde, de criar parcerias coordenadas que envolvam diferentes setores do Governo, comunidades, meios de comunicação e setor privado, de modo a garantir que a dieta e os níveis de atividade física diários possam ser mudados de forma efetiva e sustentável.

O e-book pode ser descarregado aqui.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.