Livro: “Cuidados Continuados e Continuidade nos Cuidados”

  • 16 fevereiro 2021, terça-feira
  • Gestão

Foi lançado um livro sobre cuidados continuados, que aborda os “cuidados ao idoso e sua qualidade”, os “cuidados em contexto familiar” e ainda o “idoso e bem-estar”.

“Este livro nasce da vontade de dar a conhecer algumas das produções científicas na área dos cuidados continuados, apresentados no Congresso Internacional de Cuidados Continuados, 2020, que se realizou no Auditório Paroquial de Mafamude, Vila Nova de Gaia em outubro do ano de 2020”, lê-se na introdução da obra.

Com esta seleção de trabalhos, os autores pretendem dar uma perspetiva alargada das várias áreas dos Cuidados Continuados, com a finalidade de “poderem ser um contributo para a prática e despertarem inquietudes e questionamentos que certamente constituirão ideias a investigar constituindo, assim, mais valias para a prática quotidiana de um profissional que melhorarão a qualidade dos cuidados prestados e a satisfação dos diferentes atores de cena”.

O livro encontra-se dividido em três capítulos. No primeiro, os autores dedicaram-se a tratar os cuidados ao idoso e a sua qualidade. Aqui, descrevem-se indicadores de resultados relativos à qualidade dos cuidados de Enfermagem em unidades de longa duração e manutenção, referindo-se ao índice da qualidade de vida do idoso, na satisfação dos utentes com os cuidados de enfermagem e no impacto das intervenções do enfermeiro especialista em reabilitação nos doentes internados numa unidade de Cuidados continuados.

O segundo capítulo é dedicado aos cuidados em contexto domiciliário. Nele os autores dedicam a sua abordagem aos cuidadores informais e a toda a problemática de cuidar um doente com dependência no domicílio. Assim, é abordada a sobrecarga do cuidador, a supervisão dos familiares cuidadores, a satisfação dos utentes com os cuidados no domicílio, e o impacte da autoeficácia dos familiares cuidadores.

No terceiro capítulo, designado por “Idoso e bem-estar”, foram incluídos quatro trabalhos de áreas distintas, abordando temas como a intervenção não farmacológica no bem-estar do idoso, a necessidade humana básica da respiração, o pé geriátrico nos eventos de quedas e a prevenção da violência contra os idosos.

Os autores esperam “que este livro venha a interessar não só a estudantes e a profissionais da área dos Cuidados Continuados, mas que seja uma mais valia aos profissionais que lidam direta ou indiretamente com doentes e familiares que usufruam ou venham a usufruir de Cuidados Continuados ou que necessitem de Continuidade nos Cuidados”.

Os autores do livro “Cuidados Continuados e Continuidade nos Cuidados” são Assunção Nogueira – doutorada em Educação, mestre em Ciências da Enfermagem, CESE em Enfermagem Comunitária –, Narciso Moura – doutor em Ciências Sociais, licenciado em Serviço Social, é assistente social e a sua formação é especializada na área da Gestão e Políticas de Saúde e Auditoria Interna da Qualidade –, e Zaira Azeredo – doutorada em Saúde Comunitária, mestre em Gerontologia Social Aplicada, licenciada em Medicina, possui duas pós-graduações em Geriata e Gerontologia e é médica de Medicina Geral e Familiar.

O livro pode ser comprado online em formato papel e digital.

Leia a sinopse:

O ser humano vive em frágil harmonia com o seu ecossistema havendo múltiplos fatores que a podem desequilibrar, conduzindo muitas vezes a doenças. Desses fatores, a maior parte são modificáveis pelo próprio Homem, havendo, por isso, necessidade de O educar no sentido de os tornar mais salutogeneos. Porém alguns como a hereditariedade e a idade não são modificáveis, pelo menos à luz da ciência atual. É assim que o envelhecimento, sobretudo a partir da idade em que se atinge o planalto do desenvolvimento (cerca dos 30 anos) vai progressivamente tornando cada vez mais difícil a vivência harmónica do Homem com o seu meio (interno e externo) causando, então doença.

Por outro lado, e tendo em atenção o afirmado, o envelhecimento da população aumenta a necessidade de um maior número de cuidadores que devido a diversas alterações sociodemográficas e a alterações no padrão de doenças são em menor número e com menor disponibilidade para cuidar. Surge, assim a necessidade de cuidados complementares aos prestados pela família.

Sendo esta problemática de grande complexidade e abrangência procurou-se, com este livro aflorar alguns temas atuais e pertinentes que exigem uma reflexão profunda, bem como adicionais investigações.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.