Manual de boas práticas para profissionais de saúde online

  • 16 setembro 2019, segunda-feira
  • Gestão

A Direção-Geral de Saúde lançou o Manual de Boas Práticas Literacia em Saúde – Capacitação dos Profissionais de Saúde, que se assume como um guia para a mudança comportamental.

O manual, disponível online, estabelece uma correlação entre baixos níveis de literacia em saúde e um maior número de internamentos, com utilização mais frequente dos serviços de urgência e uma menor prevalência de atitudes preventivas.

Com o objetivo de melhorar os níveis de literacia em saúde, foi criado o Plano de Ação de Literacia em saúde 2019-2021, que reconhece o papel fundamental dos profissionais de saúde na promoção deste plano junto da população. O manual agora disponibilizado pela DGS vem constituir-se como um guia que orienta os profissionais no sentido de uma melhor compreensão acerca dos temas que envolvem o conceito de literacia em Saúde, bem como de um maior conhecimento sobre modelos de mudança comportamental, oportunidades de promoção de Literacia em Saúde nos diferentes contextos e estadios do ciclo de vida, obstáculos à Literacia em Saúde, métodos e meios para a promoção da Literacia em Saúde, ferramentas de orientação para a pessoa e sugestões para conteúdos e modelos gráficos.

Consulte o manual em https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/manual-de-boas-praticas-literacia-em-saude-capacitacao-dos-profissionais-de-saude-pdf.aspx

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.