Centro Hospitalar de Leiria com novos dispositivos para diabetes

Segundo o portal do SNS (Serviço Nacional de Saúde), o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai iniciar, até ao final deste ano, o tratamento de diabetes com dispositivos de perfusão subcutânea contínua de insulina (PSCI) em 48 utentes: 44 em utentes em idade pediátrica e os restantes quatro em adultos.

Estes dispositivos destinam-se a pessoas com diabetes mellitus tipo 1 e melhoram significativamente a qualidade de vida destes utentes. Os primeiros dispositivos serão colocados já durante o mês de maio.

O Centro de Tratamento de Diabetes do CHL passa assim a ser um dos 21 centros de tratamento com PSCI reconhecidos pela Direção-Geral da Saúde, e passará a colocar novos dispositivos aos utentes que reúnam os critérios clínicos necessários, dando-lhes os ensinamentos necessários e o respetivo acompanhamento. Além da formação aos profissionais, é feita formação ao utente, assim como a familiares ou tutores no caso das crianças, para que possam aprender a manipular este novo dispositivo.

Os dispositivos PSCI são totalmente comparticipados e apresentam diversas mais-valias quando comparados com as canetas de administração de insulina, nomeadamente porque evitam as múltiplas picadas diárias que estes diabéticos têm de fazer (substitui pelo menos quatro injeções de insulina por dia), porque permite a correção mais rápida da hipoglicemia e o ajuste mais adequado da insulina ao exercício e aos dias de doença.

Trata-se de um aparelho eletromecânico portátil, que administra insulina de ação rápida de forma predeterminada, através de um cateter inserido no tecido subcutâneo. O tratamento é totalmente personalizável uma vez que permite adaptar a disponibilização de insulina às necessidades da criança/adulto, seja com a administração contínua durante 24 horas, a ritmos variáveis de hora a hora para suprir as necessidades basais, seja a administração de doses extra de insulina para fazer face aos hidratos de carbono das refeições e correção de valores elevados de glicemia.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.