Leiria com cuidados paliativos pediátricos

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) formalizou a constituição de uma Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos (EIHSCP-Pediátricos), que entra em funcionamento já em junho. A nova equipa, composta por um médico, três enfermeiros, um técnico de serviço social e um psicólogo clínico, tem como missão promover a melhoria da qualidade de vida dos doentes com doença crónica complexa e apoio aos seus familiares e/ou cuidadores informais.

Citado em comunicado, o diretor do Serviço de Pediatria, Bilhota Xavier, afirma acreditar que esta valência venha “potenciar uma vida melhor para as crianças e adolescentes doentes e prestar mais apoio às suas famílias e cuidadores”.

A equipa atua desde o diagnóstico ou reconhecimento da situação, durante toda a vida da criança/adolescente e também após o óbito, quando tal acontece. O trabalho abrange as componentes físicas, emocionais, sociais e espirituais, focando-se na melhoria da qualidade de vida da criança/jovem e suporte à sua família. Inclui ainda o controlo de sintomas, a provisão de períodos de descanso dos cuidadores e o acompanhamento na fase terminal e luto.

Sempre que um recém-nascido, criança ou jovem doente é identificado como portador de uma doença crónica complexa, deve ser referenciado à EIHSCP-Pediátricos, e são avaliadas as suas necessidades e da família, desejos e preferências, incluindo internamento no domicílio.

As doenças elegíveis para prestação de cuidados paliativos pediátricos podem ser: doenças que colocam a vida em risco para as quais existem tratamentos curativos, mas que podem não ser eficazes; doenças em que a morte prematura é inevitável, mas nas quais podem existir longos períodos de tratamento intensivo; doenças progressivas sem opções terapêuticas curativas; ou doenças irreversíveis não progressivas que causam incapacidades graves, levando a maior morbilidade e probabilidade de morte prematura.

Os cuidados paliativos pediátricos são integrados na prestação de cuidados de saúde numa articulação entre os cuidados hospitalares, cuidados primários e a comunidade, que se coordenam e complementam entre si. Caso haja necessidade, a EIHSCP-Pediátricos pode ter o apoio de profissionais de outras áreas, como medicina física e reabilitação, nutrição/dietética.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.