Lar de idosos em Coruche ampliado em obra de 1,4ME

As obras de ampliação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) da Associação de Solidariedade Social de São José da Lamarosa, em Coruche, orçadas em 1,4 milhões euros, já foram inauguradas, permitindo mais 25 utentes na unidade.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Coruche (distrito de Santarém), Francisco Oliveira, salientou a importância da obra “num concelho muito disperso e com uma população muito idosa”.

“Estes equipamentos sociais fazem muita falta. Tanto assim é que o facto de não existirem no concelho lares suficientes, e até no país, leva a que haja algumas estruturas destas clandestinas ou que não estão legalizadas ou licenciadas para o efeito”, sublinhou.

De acordo com o autarca, a Associação de Solidariedade Social de São José da Lamarosa tem três valências, nomeadamente centro de dia, apoio domiciliário e lar.

Francisco Oliveira adiantou que a associação fez uma candidatura ao programa PARES (que tem por finalidade apoiar o desenvolvimento e consolidar a rede de equipamentos sociais no território continental) para a ampliação da estrutura residencial, que foi aprovada.

“Tendo em conta que o programa não apoiou toda a obra, a câmara municipal também apoiou com 130 mil euros ao nível do edificado e também faz apoio financeiro corrente”, disse Francisco Oliveira, salientando que as associações de apoio social estão a “passar grandes dificuldades com o aumento dos custos energéticos, dos combustíveis e aumentos com encargos de pessoal”.

De acordo com o autarca, há um conjunto de outras estruturas de apoio social que têm intenção de ampliar ou construir de raiz estruturas residenciais para pessoas idosas.

“A própria câmara municipal tem uma candidatura aprovada para a construção de uma outra Estrutura Residencial para Pessoas Idosas na freguesia, na localidade da Fajarda, ainda este ano”, anunciou.

Francisco Oliveira salientou que a pandemia veio demonstrar “com maior evidência” a necessidade “destas estruturas para apoiar a pessoa idosa”.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.