IPSS quer investir até 5ME em cuidados continuados em Viana do Castelo

  • 29 outubro 2021, sexta-feira
  • Gestão

O presidente do Instituto São João de Deus (ISJD) anunciou a abertura em 2023, na Meadela, em Viana do Castelo, de uma unidade de apoio às demências, num investimento estimado entre quatro e cinco milhões de euros.

O responsável pelo ISJD, Vítor Lameiras, adiantou que o projeto de construção daquela unidade de apoio às demências, a integrar na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, está a ser elaborado, mas que face à sua dimensão vai precisar de apoio de fundos comunitários.

“É um projeto de maior dimensão que estamos a criar para a Rede de Cuidados Continuados. Há já uma cabimentação na Rede para 24 camas de apoio máximo. Essa unidade vai ser construída de raiz e por isso necessita de financiamento ou do Programa de Recuperação e Resiliência ou do Portugal 2030”, afirmou o responsável.

Vítor Lameiras adiantou que, com o projeto da nova unidade, prevê a criação de “24 camas de apoio máximo, agregando uma unidade de apoio moderado até 16 camas e ainda uma resposta de internamento na área das demências”.

Segundo o responsável, o investimento será realizado num terreno entre a igreja e o Centro social e paroquial da freguesia urbana de Meadela.

Apresentada nova unidade sócio ocupacional em Viana do Castelo

O ISJD apresentou, a 18 de outubro, a unidade sócio ocupacional que “será uma resposta à carência deste tipo de espaços verificada no distrito de Viana do Castelo, agudizada com a pandemia de Covid-19”.

Esta unidade “terá capacidade para 30 pessoas com moderado e/ou reduzido grau de incapacidade psicossocial, clinicamente estabilizadas, mas com disfuncionalidades na área relacional, ocupacional e de integração social”.

A unidade sócio ocupacional “tem por finalidade a promoção de autonomia, a estabilidade emocional e a participação social, com vista à integração social, familiar e profissional dos indivíduos”.

O programa funcional da unidade sócio ocupacional São João de Deus de Viana do Castelo é da responsabilidade da equipa técnica multidisciplinar afeta à resposta, atendendo às características de cada indivíduo (utente no centro da intervenção, de forma integral e holística) numa perspetiva de reabilitação psicossocial com a elaboração de um Plano Individual de Intervenção para cada utente”, especificou o diretor da unidade, Luís Daniel Fernandes.

Com a nova resposta, que irá servir o concelho de Viana do Castelo, “pretende-se uma intervenção assente na articulação de proximidade com os parceiros da rede social”.

O Instituto S. João de Deus é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) da área da saúde, que presta cuidados em regime de internamento a cerca de dois mil pessoas nos âmbitos da psiquiatria e saúde mental, cuidados continuados e cuidados paliativos.

No distrito de Viana do Castelo, o ISJD tem em funcionamento duas Unidades de Cuidados Continuados uma na Gelfa, em Caminha e, outra, em Melgaço.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.