IPO Lisboa: satisfação com cuidados, insatisfação com tempos de espera

  • 15 novembro 2018, quinta-feira
  • Gestão

O IPO de Lisboa divulgou os dados do inquérito de satisfação realizado no final de 2017 pela Gestão de Qualidade e Risco nos serviços de internamento e no ambulatório a 690 doentes durante o período de um mês.

Dos doentes acompanhados em ambulatório, 96 por cento consideram-se muito satisfeitos com o atendimento das equipas médica, de enfermagem, secretariado e técnicos de saúde. Quanto ao internamento, os níveis de satisfação mantêm-se elevados, neste caso nos 84 por cento, para os mesmos grupos profissionais.

No caso do ambulatório, a insatisfação prende-se com a demora nos tempos de espera para atendimento pelo secretariado, pessoal médico, técnicos de saúde, condições de conforto e sinalética deficiente de alguns serviços. Já no internamento, o principal motivo de descontentamento está relacionado com a alimentação, tendo também alguns doentes sinalizado a necessidade de melhorar o conforto, a ajuda do voluntariado, a limpeza e o atendimento do Gabinete do Cidadão.

O IPO realça também que 26 por cento dos comentários foram elogios ao funcionamento e à qualidade dos serviços, aos profissionais, à simpatia e à humanização dos cuidados no IPO.

Os resultados deste inquérito e as sugestões de melhoria apontadas pelos doentes foram comunicadas aos diretores e gestores de qualidade dos vários serviços para que sejam avaliadas e desenvolvidas ações de melhoria.
 

A unidade de saúde realça ainda que algumas das sugestões de melhoramento apontadas pelos doentes em anos anteriores já foram implementadas. O processo clínico eletrónico, as obras de requalificação nalguns serviços/internamento, os quiosques de gestão de atendimentos eletrónico nas consultas e exames de diagnóstico, o envio de SMS para confirmação de consultas e a criação da central de transportes refletem propostas anteriormente feitas pelos doentes e que já foram implementadas pelo IPO, que também as considerou prioritárias. Outras, como o aumento do número de elevadores, a renovação das cadeiras das salas de espera, a requalificação de algumas instalações sanitárias, estão entre os vários investimentos em curso atualmente no IPO, assegura a unidade.

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