INSA integra projeto europeu de metrologia em nutrição

O Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) está a participar no projeto europeu Infraestrutura para a Promoção da Metrologia em Alimentação e Nutrição METROFOOD-RI.

Esta investigação científica pretende promover a excelência cientifica dos processos de medição na área da nutrição, segurança e qualidade alimentar, e especialmente da composição dos alimentos. Neste momento, o principal objetivo é “estruturar a inovação e a investigação científica conducente à implementação de medições rastreáveis e fidedignas nas várias áreas temáticas”, pode ler-se num comunicado.

O INSA ficou responsável pela coordenação da estrutura do projeto e pelo grupo de trabalho que gere a qualidade e segurança da infraestrutura, entre outras funções.

O METROFOOD-RI é constituído por uma infraestrutura física, que coordena redes de laboratórios, produtores de materiais de referência e campos de ensaio, e uma outra infraestrutura eletrónica, que disponibiliza uma plataforma que partilha dados sobre ferramentas metrológicas para análise de alimentos, com especial atenção para a composição dos alimentos, valor nutricional, níveis de contaminantes e biomarcadores.

A investigação científica, que é financiada pela União Europeia e está a ser desenvolvida por um consórcio composto por 48 entidades de 18 Estados-membros, iniciou a segunda fase no passado mês de dezembro e deverá estar concluída, enquanto entidade legal “European Research Infrastructure Consortium”, até 2030.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.