Inaugurado primeiro balcão SNS24 para idosos em Arcos de Valdevez

  • 23 janeiro 2023, segunda-feira
  • Gestão

O Ministério da Saúde e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social apresentaram, no dia 19 de janeiro, em Arcos de Valdevez, o projeto de alargamento dos Balcões SNS 24 ao setor social e solidário, com a inauguração do primeiro balcão na Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez.

“Estes balcões são pontos de contacto com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) para pessoas com maiores vulnerabilidades e dificuldades de interagir com tecnologias. Queremos que sejam portas de entrada na Saúde”, explicou o Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, salientando que “o objetivo é ter esta resposta em todas as unidades dos setores sociais e solidário que queiram aderir”.

O Balcão SNS 24 facilita o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde do SNS, avançando-se agora com esta resposta nas Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), Lares Residenciais para Pessoas com Deficiência (LR) e nas Unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), o que permite assegurar uma resposta de proximidade e qualidade e ultrapassar algumas barreiras existentes nestas faixas etárias no acesso às tecnologias.

O alargamento da resposta ao setor social, nomeadamente às ERPI, às LR e às unidades da RNCCI, contribui para qualificar estes serviços com respostas inovadoras, que facilitam e medeiam o acesso dos seus utentes aos cuidados de saúde do SNS.

“Esta articulação agora firmada entre a Saúde e Social contribui para salvaguardar a saúde, o bem-estar e o conforto da pessoa idosa, na medida em que permitirá evitar deslocações desnecessárias aos hospitais, em viagens muitas vezes dificultadas pela mobilidade condicionada. Ao mesmo tempo, o contacto, feito a partir do local em que a pessoa idosa vive, minimiza o risco acrescido de infeção hospitalar num contexto de fragilidade”, lê-se em comunicado divulgado pelo SNS.

De acordo com o SNS, contribuirá ainda para promover o uso adequado dos serviços de urgência, proporcionando soluções em proximidade em quadros clínicos que não justificam uma ida ao hospital e incrementando, consequentemente, a qualidade e eficiência da resposta dos serviços de saúde do SNS.

No total, estão já em funcionamento 322 Balcões SNS24. O projeto de expansão desta resposta em saúde para o setor social, “que será mais amplo, permite dar um novo passo neste conceito, ao direcionar serviços de saúde para uma população vulnerável, através de uma rede representativa, estruturada e disseminada pelo país”, lê-se na mesma nota.

Para assegurar que a implementação é efetiva e consistente, o projeto será aplicado de forma faseada e progressiva, numa primeira fase, nas ERPI e nas unidades da RNCCI que pertençam às áreas de influência de Unidades Locais de Saúde, prevendo-se o alargamento às restantes respostas sociais numa fase posterior.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.