“Espaço Cidadão-Utente”: humanização do atendimento no CHUC
- 15 março 2018, quinta-feira
- Gestão
No sentido de otimizar a qualidade do serviço prestado aos utentes, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra anunciou a criação do “Espaço Cidadão - Utente” tendo como paradigma a centralidade da pessoa.
O “Espaço Cidadão - Utente” vai permitir, segundo um comunicado daquela unidade de saúde, “centralizar um vasto conjunto de tarefas evitando que o utente ou cuidador tenha que circular pelo interior do Hospital para chegar aos diversos locais por onde se dispersam os serviços de que carece e que perca tempo em filas de espera relacionadas com a informação sobre a prestação de cuidados de saúde”. Além disso, a administração do hospital acredita que a concentração de tarefas administrativas relacionadas com a prestação de cuidados de saúde vai possibilitar estabelecer com o utente um atendimento mais humanizado e mais eficiente.
A que serviços pode o utente aceder?
- pagamento de taxas moderadoras,
- fornecimento de dados que permitam a faturação às seguradoras,
- atualização de dados no Registo Nacional de Utentes,
- informação e agendamento do transporte de doentes,
- pedido de declaração de presença/ou outra,
- reagendamento e desmarcação de atos (i.e. consultas, cirurgias, exames complementares de diagnóstico),
- informação sobre o posicionamento na lista de espera ou
- pedido/entrega de relatório médico.
O novo espaço vai funcionar em área anexa ao átrio principal dos HUC, que será, para o efeito, objecto de obras de remodelação, de modo a torná-la funcional e esteticamente agradável para o acolhimento dos utentes.
Imagens do projeto

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