“Espaço Cidadão-Utente”: humanização do atendimento no CHUC

  • 15 março 2018, quinta-feira
  • Gestão

No sentido de otimizar a qualidade do serviço prestado aos utentes, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra anunciou a criação do “Espaço Cidadão - Utente” tendo como paradigma a centralidade da pessoa.

O “Espaço Cidadão - Utente” vai permitir, segundo um comunicado daquela unidade de saúde, “centralizar um vasto conjunto de tarefas evitando que o utente ou cuidador tenha que circular pelo interior do Hospital para chegar aos diversos locais por onde se dispersam os serviços de que carece e que perca tempo em filas de espera relacionadas com a informação sobre a prestação de cuidados de saúde”. Além disso, a administração do hospital acredita que a concentração de tarefas administrativas relacionadas com a prestação de cuidados de saúde vai possibilitar estabelecer com o utente um atendimento mais humanizado e mais eficiente.

A que serviços pode o utente aceder?

  • pagamento de taxas moderadoras,
  • fornecimento de dados que permitam a faturação às seguradoras,
  • atualização de dados no Registo Nacional de Utentes,
  • informação e agendamento do transporte de doentes,
  • pedido de declaração de presença/ou outra,
  • reagendamento e desmarcação de atos (i.e. consultas, cirurgias, exames complementares de diagnóstico),
  • informação sobre o posicionamento na lista de espera ou
  • pedido/entrega de relatório médico.

O novo espaço vai funcionar em área anexa ao átrio principal dos HUC, que será, para o efeito, objecto de obras de remodelação, de modo a torná-la funcional e esteticamente agradável para o acolhimento dos utentes.

Imagens do projeto

 

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