Hospitalização Domiciliária do HGO vence Prémio Saúde Sustentável 2021

  • 04 novembro 2021, quinta-feira
  • Gestão

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Garcia de Orta (HGO) venceu o Prémio Saúde Sustentável 2021 na categoria Inovação e Transformação Digital com o projeto “A utilização de IoT na monitorização de doentes em hospitalização domiciliária”.

A utilização de IoT na monitorização de doentes em hospitalização domiciliária do HGO foi implementada em abril de 2020 com o objetivo de garantir a monitorização próxima, remota e fiável dos doentes sem a necessidade de visitas presenciais.

O projeto consiste na criação e desenvolvimento de um kit de telemonitorização colocado em casa do doente que permite a interação com o doente, possibilitando aos profissionais de saúde avaliar os parâmetros clínicos em tempo real e realizar videoconsultas.

Esta solução, desenvolvida pelo HGO com a colaboração da Lean Health Portugal, Vodafone IoT Portugal e ThinkDigital, permitiu uma melhor articulação entre a UHD e os doentes, contribuindo para o aumento da satisfação dos utentes e o aumento dos níveis de confiança.

“Por outro lado, esta ferramenta permitiu aumentar o número de vagas na UHD, com consequente redução do número de visitas e de custos, bem como diminuir o número de infeções associadas aos cuidados de saúde”, lê-se em comunicado divulgado.

O kit de monitorização é composto por nove dispositivos: esfigmomanómetro, oxímetro, termómetro, glucómetro, balança, sensor de queda, botão de pânico com GPS, um tablet e um hub de ancoragem. É replicável para a hospitalização domiciliária e programas de gestão da doença crónica como a insuficiência cardíaca, doença pulmonar crónica obstrutiva, diabetes ou até em programas de reabilitação.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.