Hospitalização Domiciliária do HFF realizou mais de 3 mil visitas

  • 17 novembro 2022, quinta-feira
  • Gestão

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) assinalou, no mês de outubro, o seu segundo aniversário.

Neste período, a UHD realizou 3583 visitas e admitiu 330 doentes referenciados por vários serviços do hospital, outras unidades de hospitalização domiciliária do distrito de Lisboa e diretamente da comunidade, através de Estruturas Residenciais para Idosos.

Ao longo destes dois anos de atividade, o HFF destaca o aumento da sua capacidade de internamento para dez camas e a diversidade de serviços prestados, cada vez mais diferenciados e individualizados a um maior número de utentes e famílias, nas mais variadas doenças, tendo como foco principal contribuir para uma maior humanização dos cuidados.

Para o diretor da Unidade de Hospitalização Domiciliária do HFF, Fernando Aldomiro, “colocar ‘no terreno’ uma unidade de hospitalização domiciliária, no período desafiante que todos vivemos nestes últimos dois anos, é motivo de especial orgulho”.

“O entusiasmo, perseverança e dedicação de toda a equipa foram fundamentais para conseguirmos levar à nossa população cuidados hospitalares adequados às suas necessidades e de maior proximidade”, acrescentou.

A Hospitalização Domiciliária baseia-se na prestação de cuidados de saúde diferenciados no domicílio, durante um período limitado, resultante da vontade expressa do doente e da existência de condições de acompanhamento, e de acordo com o plano de tratamento preconizado pelas equipas hospitalares.

Recomendada pela Organização Mundial de Saúde, este modelo de internamento é uma oportunidade para o desenvolvimento de respostas que estimulam integração, continuidade de cuidados e a obtenção de melhores resultados em saúde e bem-estar para os utentes.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.