Hospitalização domiciliária do CHL prestou cuidados a 390 doentes

  • 26 outubro 2021, terça-feira
  • Gestão

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tratou 390 doentes no domicílio, entre junho de 2020 e junho de 2021, dos quais 63 infetados pelo SARS-CoV-2.

O balanço de um ano de funcionamento feito pela responsável desta unidade, Amália Pereira, aponta para a realização de 3.385 visitas domiciliárias, num total de 58.085 quilómetros percorridos pelos concelhos da área de influência do CHL, que integra os hospitais de Leiria, Alcobaça e Pombal.

Para esta unidade, foram referenciados 585 doentes, com uma demora média de sete a nove dias, com um total de 2.877 dias de internamento.

A UHD, acreditada pela Joint Commission International, funciona 24 horas por dia, conta com o apoio permanente de enfermagem e passou a contar com duas unidades móveis a partir deste ano. As equipas são constituídas por médicos internistas, enfermeiros, assistente social, nutricionista, assistente operacional, secretária clínica e uma gestora.

“Os doentes e os cuidadores têm disponível o contacto telefónico da equipa de prevenção para qualquer situação. Caso não se consiga resolver a situação no domicílio do doente, as emergências ou urgências são diferidas para o Serviço de Urgência com ou sem a participação do INEM através da Viatura Médica de Emergência e Reanimação, sempre com a participação da equipa da UHD”, especificou Amália Pereira.

A responsável de serviço revelou que 43 por cento das patologias estão relacionadas com o trato geniturinário, com necessidade de antibioterapia endovenosa durante o tempo completo de tratamento, 21 por cento são infeções respiratórias, como pneumonias da comunidade e traqueobronquites agudas, e 18 por cento referem-se a infeções da pele e tecido celular subcutâneo, sobretudo pés diabéticos infetados referenciados da consulta de pé diabético.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.