A Hospitalidade na Saúde – Desafios e Iniciativas

A hospitalidade é uma dimensão fundamental da integração e desenvolvimento da gestão hoteleira nas organizações de saúde. Apesar dos recentes avanços nesta matéria parece haver ainda um longo caminho a percorrer no sentido da sua afirmação. Neste artigo reflete-se sobre os constrangimentos e oportunidades neste domínio, sendo um primeiro passo em direção a um debate académico mais aprofundado sobre o atual e futuro panorama desta área em Portugal. Fruto desta reflexão, propõe-se um conjunto de iniciativas consideradas relevantes para a consolidação desta importante dimensão na saúde.

A hotelaria hospitalar, embora seja uma área com algum desenvolvimento, nomeadamente em países como o Brasil, que tanto tem contribuído para o estudo do conceito, surge como uma nova proposta às instituições de saúde, caracterizando-se pelo conjunto de serviços da hotelaria convencional adaptados às particularidades do ambiente hospitalar.

Existindo uma inequívoca relação entre os dois setores, pode colocar-se um conjunto de questões: Chegará, eventualmente, o dia em que os hospitais serão oficialmente classificados por estrelas como acontece com os hotéis?… Será que, tendencialmente, os pacientes poderão vir a escolher o seu médico ou hospital por influência da pontuação ou críticas publicadas num qualquer ‘Healthcare Advisor', [para além das que atualmente estão disponíveis no universal e democrático motor de busca Google]?… Ou ainda: Virão a existir outras plataformas através das quais os hospitais sejam progressivamente avaliados e reconhecidos pelo seu grau de hospitalidade e pela humanização dos seus serviços, complementando, ou até mesmo alavancando, a sua imagem de eficácia clínica?...

Estas são, certamente, questões que virão a ser respondidas num futuro próximo.

António Lopes de Almeida

Universidade Portucalense | Departamento de Turismo, Património e Cultura

Docente de Gestão da Hospitalidade/UPT; Investigador GOVCOPP/ UA e REMIT/ UPT

Joana Alegria Quintela

Universidade Portucalense | Departamento de Turismo, Património e Cultura

Docente de Gestão da Hospitalidade / UPT; Investigadora GOVCOPP / UA e REMIT / UPT

Artigo publicado na edição nº14 da HS

 

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.