Hospital de São Bernardo reacreditado pela UNICEF

  • 15 fevereiro 2019, sexta-feira
  • Gestão

O Hospital de São Bernardo, que integra o Centro Hospitalar de Setúbal, voltou a ser reconhecido como "Amigo dos Bebés" pela UNICEF. A distinção é conseguida, segundo a unidade hospitalar, após o cumprimento com êxito nos diversos passos no sentido de optimizar a ligação mãe-bebé e proteger, promover e apoiar o aleitamento materno nos primeiros dias de vida da criança. A acreditação é válida por três anos. A avaliação realizou-se de acordo com os parâmetros indicados pela Iniciativa Hospital Amigos dos Bebés da OMS/UNICEF. São 10 os passos definidos para garantir que este apoio é fornecido:

- Ter uma política de aleitamento materno escrita, que seja rotineiramente transmitida a toda a equipa de cuidados de saúde.

- Formar toda a equipa de cuidados de saúde capacitando-a para a implementação da norma.

- Informar todas as grávidas sobre as vantagens e a praticado aleitamento materno.

- Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira hora após o nascimento do bebé.

- Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação mesmo que tenham de ser separadas dos filhos temporariamente.

- Não oferecer aos recém-nascidos bebidas ou alimentos que não sejam o leite materno, a não ser que exista indicação médica.

- Praticar o alojamento conjunto.

- Incentivar o aleitamento materno a pedido.

- Não oferecer tetinas ou chupetas às crianças amamentadas.

- Encorajar a criação de grupos de apoio ao aleitamento materno encaminhando as mães para estes, após a alta do hospital ou maternidade.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.