Hospital de Guimarães cria Equipa Domiciliária de Cuidados Paliativos

  • 11 janeiro 2022, terça-feira
  • Gestão

O Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (HSOG) vai apresentar, no dia 12 de janeiro, a Equipa Domiciliária de Cuidados Paliativos (EDCP) e o novo projeto “Paliativos Consigo”.

O objetivo principal deste projeto é prestar cuidados especializados a doentes do foro paliativo no seu domicílio, nas várias fases da sua doença, incluindo fim de vida, através da implementação de planos individualizados, contribuindo para a humanização dos cuidados de saúde.

Com este projeto, o HSOG pretende colmatar falhas assistenciais que subsistem ao nível do cuidado no domicílio, bem como na articulação da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos com os cuidados de saúde primários, equipas de Cuidados Continuados Integrados, Unidades de Cuidados Continuados, entre ouras entidades.

Os doentes acompanhados pela equipa “Paliativos consigo” serão maiores de 18 anos, portadores de sintomas/problemas intensos ou incapacitantes resultantes de doença incurável, avançada e progressiva, sem resposta aceitável à terapêutica curativa e/ou em sofrimento, bem como as suas famílias.

A equipa “Paliativos Consigo” vai funcionar de segunda a sexta, das 8 às 20 horas. Ao fim de semana funcionará com um enfermeiro das 9 às 15 horas e um médico em regime de prevenção. A equipa vai dispor de apoio telefónico diariamente das 9 às 20 horas, para assegurar as necessidades de avaliação dos doentes durante todos os dias da semana.

Esta equipa pretende tratar doentes do foro de cuidados paliativos no seu domicílio e dar resposta às necessidades de controlo sintomático de forma célere, contribuído para a sua qualidade de vida e aumentando o seu nível de satisfação e das suas famílias.

Uma equipa domiciliária de cuidados paliativos permitirá uma diminuição de custos, decorrente da diminuição dos dias de internamento destes doentes, e um aumento da capacidade de resposta efetiva e dirigida ao doente, família e suas necessidades.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.