70 por cento dos hospitais cumprem critérios de Excelência Clínica

  • 02 novembro 2018, sexta-feira
  • Gestão

Já foram publicados os resultados da primeira avaliação SINAS@HOSPITAIS 2018, da responsabilidade da Entidade Reguladora da Saúde. Nesta fase, apenas a dimensão da Excelência Clínica foi avaliada, dado tratar-se da única de atualização semestral. Esta avaliação reporta-se ao período entre 1 de julho de 2016 e 30 de junho de 2017. Os resultados das restantes dimensões deverão ser divulgados no primeiro trimestre de 2019.

Segundo esta avaliação, 112 dos 159 hospitais (70 por cento) cumprem com os parâmetros de qualidade exigidos. Este é o primeiro nível de avaliação do sistema SINAS, o que significa que os prestadores que não cumprirem este nível não podem ser avaliados nos restantes. No âmbito da dimensão Excelência Clínica são avaliadas as áreas de Angiologia e Cirurgia Vascular (Cirurgia de Revascularização Arterial), Cardiologia (Enfarte Agudo do Miocárdio), Cirurgia de Ambulatório, Cirurgia Cardíaca (Cirurgia Valvular e outra Cirurgia Cardíaca não Coronária e Cirurgia de Revascularização do Miocárdio), Cirurgia Geral (Cirurgia do Cólon), Cuidados Intensivos (Unidade de Cuidados Intensivos), Cuidados Transversais (Avaliação  da Dor Aguda e Tromboembolismo Venoso no Internamento), Ginecologia (Histerectomias), Neurologia (Acidente Vascular Cerebral), Obstetrícia (Partos e Cuidados Pré-Natais), Ortopedia (Artroplastias da Anca e Joelho e correção cirúrgica de fraturas proximais do fémur) e Pediatria (Pneumonia e Cuidados Neonatais).

Em relação ao segundo nível de avaliação (rating), aumentou o número de prestadores com um rating Nível de Qualidade III (o máximo) nas áreas de cirurgia do cólon e pediatria – cuidados neonatais, relativamente à última avaliação, publicada em janeiro de 2018 e referente ao ano de 2016.

De uma forma global, melhoraram os indicadores de processo associados a áreas cirúrgicas como a administração e interrupção da antibioterapia profilática dentro do período, nas áreas de Cirurgia de Revascularização do Miocárdio, Cirurgia do Cólon, Ginecologia e Ortopedia.

Consulte o desempenho de cada uma das unidades de saúde em https://www.ers.pt/pages/198

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba gratuitamente no seu email todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.