HFF vai ter espaço para apoiar famílias de crianças internadas

  • 10 novembro 2022, quinta-feira
  • Gestão

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram, a 7 de novembro, um protocolo para a instalação de um novo Espaço Familiar Ronald McDonald destinado a apoiar as famílias com crianças internadas ou em tratamento neste hospital.

A inauguração do Espaço Familiar Ronald McDonald do HFF está prevista para o ano de 2023.

Este novo Espaço Familiar Ronald McDonald tem como “objetivo proporcionar um local dentro do HFF para que as famílias possam quebrar a sua rotina hospitalar e cuidar de si, enquanto se mantêm próximas das suas crianças em tratamento”, referiu o hospital em comunicado enviado à redação.

Oferecendo uma maior tranquilidade às famílias, permite que descansem, recuperem as energias e ao mesmo tempo, dá a possibilidade de lavarem a roupa, fazerem a sua higiene pessoal ou prepararem as suas refeições.

Localizado na cobertura do edifício do HFF, o Espaço Familiar Ronald McDonald irá contar com uma área de terraços de 270 metros quadrados e com uma área interior de 301 metros quadrados.

A configuração semelhante a uma casa irá disponibilizar lavandaria, cozinha e sala de refeições, dois quartos, casas de banho, e salas de estar e de brincadeiras.

O Espaço Familiar Ronald McDonald será dinamizado por elementos da equipa e por voluntários da Fundação, com o apoio da equipa do HFF.

Todas as famílias com crianças em tratamento nos Serviços de Pediatria do HFF poderão utilizar o Espaço Familiar Ronald McDonald, bastando para isso serem referenciadas e encaminhadas pelos serviços do hospital.

“Este projeto será um contributo inestimável para a nossa missão que é cuidar da saúde dos nossos utentes, e neste caso, particularmente dos familiares dos nossos pequenos utentes, que desta forma, poderão estar presentes no hospital com maior conforto e tranquilidade. A criação do Espaço Familiar Ronald McDonald no HFF é um passo importante na humanização dos cuidados que para nós é uma prioridade”, disse a presidente do Conselho de Administração do HFF, Joana Chêdas.

Para a diretora-executiva da Fundação Ronald McDonald, Marta Pires, este espaço pretende ser um verdadeiro ‘oásis de tranquilidade’ na vida das famílias que acompanham os seus filhos em tratamento.

“Quando a criança está doente, os pais precisam de estar próximos dos seus filhos e no Espaço Familiar Ronald McDonald encontram, gratuitamente, um espaço capaz de lhes proporcionar um refúgio, afetuoso e acolhedor, dentro do hospital, que lhes permite reduzir o stress e o cansaço e possibilita um maior foco na saúde e na recuperação das suas crianças”, acrescentou Marta Pires.

Em Portugal a Fundação Infantil Ronald McDonald conta já com um Espaço Familiar Ronald McDonald no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e mais três projetos de apoio a famílias com crianças internadas ou em tratamento hospitalar: a Casa Ronald McDonald de Lisboa, a Casa Ronald McDonald do Porto e a Sala de Brincar Ronald McDonald na Ala Pediátrica do Hospital São João, também no Porto.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.