HAJC premiado em concurso de boas práticas de envelhecimento ativo
- 10 dezembro 2021, sexta-feira
- Gestão

O Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC) foi galardoado, no Convento de São Francisco, em Coimbra, pelo projeto “Hospital Amigo dos + Velhos”, no 8.º Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável, promovido pelo consórcio Ageing@Coimbra.
No evento foram apresentados os projetos finalistas do Concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável de 2021 da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), que o HAJC venceu na categoria “Saúde +”.
Este projeto recorre à metodologia de qualidade americana 4Ms (baseada em quatro elementos base – Motivação, Medicação, Estado Mental e Mobilidade) e parte da identificação das necessidades dos utentes, avaliadas através de escalas, escuta ativa do doente e rede social de apoio e seu retorno à equipa do hospital.
O projeto passa por atividades como intervenções de equipas multidisciplinares para melhorar a interação social dos idosos internados, promoção de visitas, promoção da adesão às atividades terapêuticas, inovando na resposta, criação de programas de reabilitação através do exercício e de reconciliação terapêutica em todos os doentes internados, capacitação dos cuidadores informais através de cursos gratuitos, identificação e tratamento precoce das alterações do estado mental, alargamento da realização de exames de diagnóstico em proximidade, entre outros.
“Vencer este prémio e poder divulgar o projeto é um motivo de satisfação e uma forma de valorizar a equipa do Hospital de Cantanhede e de relançar o seu entusiasmo”, afirmou a presidente do Conselho Diretivo do HAJC, Diana Vilela Breda.
“Não é mais do que a confirmação de que estamos a dar os passos certos na necessária reinvenção das estruturas destinadas à prestação dos cuidados, numa ótica de maior humanização dos serviços e mais respeito pela individualidade da pessoa idosa”, sublinhou ainda a responsável.
Outros artigos que lhe podem interessar