Guia Prático para a Segurança do Doente apresentado em Setúbal

  • 02 novembro 2021, terça-feira
  • Gestão

O “Guia Prático para a Segurança do Doente”, uma obra pioneira em Portugal que reúne diversos peritos na área dos cuidados de saúde e da segurança do doente, foi apresentada no Centro Hospitalar de Setúbal, por um dos seus coordenadores, o Enfermeiro Gestor do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS), Fernando Barroso.

Esta obra, de autores nacionais, contou com a colaboração de vários profissionais do CHS, nomeadamente Diana Sousa, Ermelinda Pedroso, Felisbela Barroso, Luís Caldas e Verónica Florêncio, que de forma sucinta apresentaram os seus contributos para a obra.

Organizado em três partes, o livro aborda temas de relevância para a segurança do doente como a literacia em saúde e a cultura de segurança. No mesmo são disponibilizadas diversas ferramentas úteis, como a avaliação do risco e a auditoria, e explora desafios associados à segurança do doente, como as infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS), a segurança cirúrgica, a segurança da medicação e a simulação em saúde.

Este guia destina-se a todos os profissionais que trabalham na área da saúde e apresenta, de uma forma simples, sistematizada e prática, um roteiro para a compreensão dos principais conceitos, ferramentas e desafios no âmbito da qualidade e segurança.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.