Governo cria plataforma com informações sobre o COVID-19

  • 19 março 2020, quinta-feira
  • Gestão

O Governo lançou o site ‘Estamos On’ onde são disponibilizadas todas as informações relevantes sobre medidas de prevenção e contenção do novo coronavírus.

“Este site pretende ser um guia prático para apoiar cidadãos, famílias e empresas no combate aos efeitos causados pelo COVID-19, dando-lhes a conhecer todos os apoios disponibilizados, bem como a documentação necessária – nomeadamente os formulários que devem preencher – para a efetivação dos seus direitos”, lê-se num comunicado divulgado pelo governo.

O novo site e o conjunto de ferramentas tecnológicas disponibilizados possibilitam a operacionalização do regime de teletrabalho, existindo ainda vários tutoriais de boas práticas sobre o uso de serviços de apoio ao cliente, redes de comunicações, a utilização segura de redes e o teletrabalho.

Para ajudar os cidadãos, foi disponibilizado no mesmo site uma lista completa dos contactos de emergência e de apoio criados pelos diversos serviços públicos no âmbito do combate ao novo coronavírus.

Existe também uma secção de perguntas e respostas (FAQ) “que será atualizada de forma periódica, com perguntas recolhidas pelos voluntários da VOST Portugal nas redes sociais e respondidas pelas autoridades de Saúde competentes”, mais concretamente a Direção-Geral da Saúde, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, o Instituto Nacional de Emergência Médica, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e o Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

No site covid19estamoson.gov.pt/ são apresentadas as medidas excecionais adotadas pelo Governo em cada área governativa e é disponibilizado para consulta a legislação especificamente aprovada, as diferentes comunicações do Governo e um mapa que regista a evolução epidemiológica do país face ao COVID-19.

A iniciativa, que contempla ainda o lançamento de uma aplicação para breve, foi criada em parceria com quatro empresas do setor, nomeadamente a AWS, CISCO, Google e Microsoft, e ainda com os operadores de telecomunicações Altice, NOS, Vodafone e APRITEL.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.