Gestão de Resíduos Hospitalares – Minimização dos Riscos

As atividades quotidianas dos diversos serviços existentes nas unidades de prestação de cuidados de saúde, quer públicas quer privadas, adiante apenas designadas por unidades de saúde, produzem uma apreciável quantidade de resíduos hospitalares (RH), alguns com características que podem representar riscos para a saúde da comunidade hospitalar e para a população em geral, assim como para o ambiente.

As alterações rápidas que vêm ocorrendo no sistema de saúde realçam a necessidade de se dar mais atenção à segurança. Internamentos hospitalares mais curtos, execução mais rápida das rotinas de cuidados com os doentes, reduções do custo global e outras modificações das instituições e dos equipamentos têm implicações importantes para a manutenção da segurança do ambiente de assistência à saúde.

Os RH merecem atenção especial em todas as suas fases, desde a produção até ao encaminhamento para destino final, de forma a minimizar os eventuais riscos que podem oferecer.

Um sistema adequado de gestão dos RH numa unidade de saúde permitirá controlar e reduzir com segurança e economia os riscos associados a este tipo de resíduos.

A adequada informação e formação dos profissionais envolvidos na gestão dos RH são os elementos fundamentais para a redução dos riscos inerentes aos resíduos que aí são produzidos.

Riscos associados aos resíduos hospitalares

Os riscos potenciais decorrentes da exposição aos RH produzidos nas unidades de saúde continuam a constituir um grande desafio, a vários níveis:

  • Na avaliação do risco, onde se determina se há ou não perigo para a saúde;
  • Na gestão do risco, onde se implementam ações que protegem a saúde dos profissionais, grupos populacionais específicos e do ambiente.
  • Na perceção do risco, onde se procura compreender as preocupações dos profissionais e dos cidadãos.

António Tavares, PhD, MD

Carla Barreiros, Eng.ª

Artigo publicado na edição nº15 da HS

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.