A Gestão Hoteleira nos Organigramas dos Hospitais Portugueses

O conceito de gestão hospitalar

A gestão hospitalar faz parte do cenário dos hospitais há poucos anos. No início dos hospitais a competência dos médicos e a limpeza aparente do lugar era o que importava. Entretanto, os utentes começaram a exercer cada vez mais o seu direito de serem bem atendidos. Nos anos 90, os hospitais perceberam que precisavam de corresponder não só às necessidades patológicas de quem ia ao hospital ou estava internado, como também às expectativas das suas famílias e dos funcionários do hospital sobre conforto, etc. 

A partir daí, começou a vincular-se a medicina aos serviços de hotelaria, fazendo surgir a gestão hospitalar. Uma boa gestão hospitalar deve oferecer aos utentes condições de bem-estar, assistência, segurança e qualidade no atendimento, agregando todas as práticas profissionais existentes nas instituições de saúde. Um indivíduo, ao ser hospitalizado, afasta-se do trabalho, da família e dos amigos. Além de estar num ambiente considerado estranho e distante das rotinas, as suas carências necessitam ser supridas com as similaridades do dia a dia. Caso contrário, o tratamento pode ser demorado e doloroso.

De acordo com Boeger (2005), coordenador da especialização em gestão hospitalar do instituto de ensino e pesquisa Albert Einstein" ,gestão hospitalar é a reunião de todos os serviços de apoio, que, associados aos serviços específicos, oferecem aos clientes internos e externos conforto, segurança e bem-estar durante seu período de internamento”.

Dentro de um hospital, a Gestão Hoteleira deve respeitar as regras e funções hospitalares, adaptando-se a elas. Em contrapartida, as funções hoteleiras devem ser vistas como a tradução da qualidade pela prestação de serviços de atendimento de acolhimento, com base em princípios operacionais e de gestão que devem ser aceites, entendidos, absorvidos e efetivamente exercidos por todo o corpo hospitalar.

Anabela Almeida

Departamento de Gestão e Economia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior

NECE - Research Unit in Business Sciences

Artigo publicado na edição nº15 da HS

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.