Fernando Fonseca certificado por cirurgia colorretal

  • 02 janeiro 2019, quarta-feira
  • Gestão

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca foi oficialmente certificado pela ERAS Society como Centro ERAS® (Enhanced Recovery After Surgery) para Cirurgia Major Colorretal. A distinção visa premiar a eficácia no restabelecimento dos doentes submetidos a cirurgias colorretais.

A implementação deste Programa ERAS realizou-se ao longo de 9 meses, através de um programa formativo que o hospital caracteriza de “complexo e rigoroso”, com um processo de auditoria contínuo. Durante este período modificaram-se circuitos e condutas, através da execução de protocolos de atuação que foram adaptados sempre que necessário, graças à monitorização contínua de resultados.

A certificação obtida assentou na avaliação feita a um projeto hospitalar com envolvimento de uma Equipa Multidiscilpinar que inclui vários Serviços Clínicos. O Hospital destaca, pelo seu envolvimento, a Cirurgia Geral, a Anestesiologia, a Medicina Física e Reabilitação, o Serviço de Dietética, o Serviço de Medicina Intensiva, o Serviço de Pneumologia, o Grupo de Enfermagem de Estomaterapia, a Farmácia e o Bloco Operatório, bem como Serviços não clínicos, por terem permitido a criação de condições para a operacionalização desta abordagem, nomeadamente a Consulta Externa, Comissão de Informatização Clínica e o Serviço de Logística e Gestão Hospitalar.

A implementação do Programa ERAS levou a uma redução da duração de internamento de 62,8 por cento, através de um cumprimento protocolar de 79,8 por cento. O objetivo maior é atingir reduções das complicações severas na ordem dos 30 por cento. Adicionalmente, este Projeto condicionou uma otimização de condutas, com melhoria da utilização de recursos.

Atualmente, todos os doentes propostos para Cirurgia Colorretal serão tratados de acordo com esta abordagem, independentemente da sua faixa etária ou comorbilidades, fez saber aquela unidade de saúde.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.