Equipa de Saúde Mental do HDS realizou 900 visitas ao domicílio

  • 18 outubro 2022, terça-feira
  • Gestão

Em dois anos, a equipa de Saúde Mental na Comunidade para a população adulta do Departamento de Saúde Mental e Psiquiatria do Hospital Distrital de Santarém (HDS) realizou 900 visitas domiciliárias.

Esta equipa, criada durante a pandemia de Covid-19, assegura a prestação de cuidados globais essenciais de saúde mental, a nível de ambulatório e de internamento, e atua de forma a minimizar recaídas da doença mental grave e a reduzir o impacto da Covid-19.

A intervenção da equipa, através das teleconsultas e da consulta domiciliária, permite diminuir o recurso ao Serviço de Urgência. O objetivo passa por melhorar a qualidade de vida, capacitar a família/pessoa doente na gestão da doença, e diminuir/prevenir recaídas e consequente necessidade de internamento.

Em comunicado, o HDS destacou, nestes dois anos de atuação, os ganhos em saúde ao nível da diminuição de internamentos e da reabilitação social, assim como a diminuição do absentismo do cuidador.

De acordo com o Plano Nacional de Saúde Mental, estas equipas assumem como objetivo “aproximar os serviços de saúde mental da população que acompanham e assegurar respostas focadas na prevenção, através do melhor entendimento do contexto onde as pessoas vivem e adoecem, permitindo uma intervenção mais efetiva nos problemas de saúde mental”.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.