Ensino da Hotelaria Hospitalar

  • 31 dezembro 2019, terça-feira
  • Gestão

A formação de profissionais na área da hotelaria é uma matéria que deverá merecer a atenção de todos, para que possamos dar um contributo cada vez mais valioso para a prestação de cuidados de saúde.

A primeira questão que se coloca é a de saber se a hotelaria hospitalar se ensina, porque aprender já sabemos que se aprende. E este aparente paradoxo, segundo o qual não se ensina mas aprende-se, é ainda maior quando se constata que os diretores hoteleiros das unidades e saúde possuem formações diversas e experiências profissionais muito diversificadas.

Constatamos que os cursos superiores na área da hotelaria/turismo estão muito vocacionados para a hotelaria tradicional e o turismo. Os que existem na área da hotelaria hospitalar são omissos, ou quando fazem alguma referência a estas matérias, fazem-no de forma muito superficial, e muitas vezes irrealista.

Ensino Superior

Comecemos por efetuar uma breve reflexão sobre o estado da arte.

Para isso, apresentamos todos os cursos superiores em gestão hoteleira e turismo (a comparação é forçada, no entanto se não o fizéssemos teríamos uma lista muito reduzida). (...)

Artigo completo na Hotelaria e Saúde nº16 jun/dez 2019

José Carlos Santos

Membro do Conselho Editorial da hotelaria & saúde / Diretor do Serviço de Gestão Hoteleira do IPO Porto

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para jose.santos@ipoporto.min-saude.pt

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.