Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade visa sensibilizar população

Celebra-se a 21 de maio o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, que visa sensibilizar a população para o problema da obesidade e das doenças associadas, bem como das consequências para a saúde.

A efeméride, assinalada no penúltimo sábado do mês de maio, tem também como objetivos promover a prática de exercício físico para prevenir o aumento da obesidade e incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis.

Em Portugal, o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) assinala Dia Nacional de Luta contra a Obesidade no dia 22 de maio com a organização da caminhada “Pela Nossa Saúde”, pelo Eco-Trilho da Vala, em Tomar, que vai contar com cerca de duas centenas de participantes que se inscreveram nesta atividade.

A partir das 9h30, os Profissionais de Saúde do CHMT vão realizar rastreio de diabetes aos participantes no ponto de encontro (portão da Fábrica de Fiação). Vai ainda ser realizada uma aula de ginástica ao ar livre e ser oferecido um lanche saudável.

APDP alerta para associação perigosa entre obesidade e diabetes

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) assinala este dia lembrando a importância do reconhecimento da obesidade como uma doença em prevalência crescente e a sua forte associação ao crescimento global da diabetes.

“Como exemplo da relação entre a obesidade e a diabetes, numa amostragem realizada na APDP entre 9 e 13 de maio, verificámos que 63 por cento dos utentes apresentam excesso de peso ou obesidade e 28por cento apresentam um Índice de Massa Corporal superior ou igual a 30. Estes números não divergem significativamente dos dados nacionais que apontam para uma prevalência de 29por cento da obesidade e para 68por cento da população portuguesa com excesso de peso ou obesidade”, referiu o diretor clínico da APDP, João Filipe Raposo.

Estudos estimam que em 2030, em todo o mundo, 60 por cento dos adultos e uma em cada três crianças terão excesso de peso ou obesidade. "Em Portugal, os números são bastante alarmantes: 29por cento da população tem obesidade, sendo que 68por cento dos portugueses têm excesso de peso ou obesidade", lê-se em comunicado divulgado pela associação.

Para João Filipe Raposo, “este crescimento sustentado da prevalência da obesidade revela a forma como as atuais políticas de saúde têm sido insuficientes para travar esta pandemia. Para lidarmos com a obesidade com sucesso, precisamos de conhecer as suas causas mais profundas, implementando um pacote abrangente de políticas de prevenção e tratamento, assim como programas de proximidade que mobilizem e envolvam as comunidades”.

“A obesidade é uma doença multifatorial e complexa, que se define por tecido adiposo em excesso, que causa doença, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, alguns tipos de cancro, doenças respiratórias crónicas e síndrome de apneia obstrutiva do sono. Além disso, a doença tem um forte impacto na mobilidade, qualidade de vida e saúde mental das pessoas”, explicou a médica endocrinologista da APDP, Carolina Neves.

“É necessário combater o estigma que ainda prevalece sobre a obesidade. Todos nós, profissionais de saúde e comunidade em geral, devemos reconhecê-la como uma doença causada por múltiplos fatores genéticos, metabólicos, psicossociais, ambientais e comportamentais que exige uma abordagem e um tratamento diferenciados e realizados por equipas especializadas”, acrescentou a médica.

Todos os anos, a obesidade e o excesso de peso causam mais de 1,2 milhões de mortes na Europa, constituindo a quarta principal causa de morte da população europeia. Durante a pandemia da covid-19 assistiu-se a um agravamento da qualidade do estilo de vida, com redução da atividade física e aumento do consumo de gorduras, sal e açúcar.

O mais recente relatório da Organização Mundial da Saúde sobre Obesidade na Europa 2022 destaca que nenhum país europeu está no bom caminho para travar o aumento da obesidade, frisando a urgência de medidas nacionais para a prevenção e o controlo da doença.

Em Portugal, a obesidade foi reconhecida oficialmente como doença crónica em 2004. Foi também neste ano que se assinalou pela primeira vez o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.