Assinado auto de consignação para a obra do CIDIFAD

  • 16 abril 2018, segunda-feira
  • Gestão

Já foi assinado o auto de consignação da obra com vista à edificação do Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento das Demências.

O CIDIFAD é um projeto desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave que pretende, de forma multidisciplinar e inovadora, desenvolver um projeto que foca a vivência em comunidade e que visa a intervenção diferenciada e ajustada às especificidades dos diferentes estádios do processo demencial.

A estratégia assenta, desde logo, no aumento dos diagnósticos precoces, um objetivo que se pretende alcançar com a aposta na investigação, em parceria com a comunidade científica, na formação de cuidadores formais e informais e no acompanhamento às pessoas com demência.

No âmbito da investigação científica, já foi assinado um protocolo com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no sentido de fomentar a qualidade da investigação científica, aumentar o número e a qualidade dos estudos epidemiológicos em Portugal e na Europa, assumir um papel ativo na melhoria da coordenação e cooperação científica em Portugal, bem como incentivar a partilha de informações ao nível das causas, da prevenção e do tratamento das demências.

Outro dos objetivos do CIDIFAD é mitigar as lacunas ao nível da formação dos profissionais e dos cuidadores informais, visando ainda aumentar o número de clínicos profissionais de saúde e da área de intervenção social que se ocupam de pessoas com a demência. Recorde-se, a este propósito, que o Bloco de Esquerda enviou ao Parlamento um projeto de lei que pretende criar o estatuto dos cuidadores informais, e que propõe, entre outras medidas, a inclusão destas pessoas na rede nacional de cuidados continuados integrados e a atribuição de benefícios fiscais.

Para desenvolver a sua missão, o CIDIFAD contará com infraestruturas de administração, Investigação, Formação e Diagnóstico, Unidade de Dia/Apoio Domiciliário, Internamento (estádio 1, 2 e 3 e paliativos) e Unidade de Alojamento Temporário, que tem como objetivo permitir o descanso de cuidadores e familiares.

Newsletter Hotelaria & Saúde

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre gestão hoteleira em unidades de saúde e bem-estar.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.