TecnoHospital, Revista de Engenharia e Gestão da Saúde

Desafios éticos e de segurança da inteligência artificial 15-04-2024

Desafios éticos e de segurança da inteligência artificial

A evolução da IA, que desde a década de 50 do século XX decorreu de forma relativamente lenta, registou uma verdadeira explosão em 2023. A massificação do acesso aos modelos de linguagem, seja a linguagem factual, como o BARD da Google, seja a linguagem generativa como o ChatGPT, “democratizaram” a IA com todas as vantagens e todos os riscos inerentes.

Concursos públicos 19-04-2024

Concursos públicos da semana

Consulte o quadro-resumo e fique a par dos concursos lançados na última semana, no setor da engenharia e gestão hospitalar.

Gestão 19-04-2024

Projeto Farol no IPO do Porto é premiado

O projeto Farol foi reconhecido no TOP Health Awards na categoria de Sustentabilidade Social devido ao trabalho desenvolvido na definição de um modelo de financiamento alternativo na área do cancro do pulmão.

Gestão 18-04-2024

Hospital de Beja tem especialidade de otorrinolaringologia

Cerca de dois anos depois, o Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, volta a ter a especialidade de otorrinolaringologia.

Gestão 17-04-2024

Projeto qualifica técnicos e operacionais do São João

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, no âmbito do Programa Qualifica, certificou os primeiros grupos de assistentes técnicos e assistentes operacionais da instituição.

Prémio 16-04-2024

Abertas candidaturas ao Prémio de Boas Práticas em Saúde

O prazo de candidaturas para a 17ª edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde, promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, já abriu e decorre até 17 de maio.

Gestão 12-04-2024

ULS da Lezíria realizou mais cirurgias ao cancro de mama em 2023

A Unidade de Patologia Mamária da Unidade Local de Saúde da Lezíria realizou 215 cirurgias para tratamento do cancro da mama durante o ano de 2023, período onde foram realizadas mais de 500 primeiras consultas.

Outros Serviços de Apoio 19-04-2024

Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu 280 mil chamadas

A Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atendeu, em quatro anos, mais de 280 mil chamadas, e mais de 19 mil foram realizadas por profissionais de saúde, segundo dados da SPMS .

Outros Serviços de Apoio 18-04-2024

ULS Amadora/Sintra monitoriza insuficiência cardíaca à distância

Mais de uma dezena de doentes com Insuficiência Cardíaca Crónica receberam formação no Hospital Fernando Fonseca no âmbito do programa de telemonitorização domiciliária que a ULS Amadora/Sintra tem neste momento a decorrer.

Outros Serviços de Apoio 17-04-2024

ULS do Nordeste reforça prevenção da obesidade infantil

O Serviço de Pediatria e Neonatologia da ULS do Nordeste reforçou as ações de sensibilização ao nível da prevenção da obesidade infantil e da promoção do desenvolvimento saudável em idade pediátrica.

Gestão 16-04-2024

USF Santiago de Palmela renova certificação de qualidade

A Unidade de Saúde Familiar Santiago de Palmela, integrante da Unidade Local de Saúde da Arrábida, alcançou recentemente a reacreditação de nível “Bom” de acordo com o Modelo Nacional de Acreditação em Saúde.

Gestão 15-04-2024

CUF passa a realizar embolização musculoesquelética

A CUF passou a realizar um procedimento inovador para o tratamento da dor osteoarticular, que permite melhorar a qualidade de vida dos doentes que sofrem de artrose, tendinites e outras patologias musculoesqueléticas muito prevalentes na população.

Gestão 12-04-2024

ULS de Braga avança no tratamento da atresia do esófago em bebés

A Unidade Local de Saúde de Braga, em colaboração com a Escola de Medicina da Universidade do Minho, alcançou um progresso notável no tratamento da atresia do esófago em recém-nascidos.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.