O combate a incêndios em hospitais

A cultura de segurança em Portugal está ainda a dar os primeiros passos, portanto ainda tudo, ou quase tudo, não está tão cimentado como era desejável.
Os últimos anos, em matéria de grandes incêndios e catástrofes naturais, têm sido os grandes impulsionadores de uma maior visibilidade e aposta na cultura de segurança.
Uma empresa de renome e com uma cultura organizacional cultivada pelo seu seu líder é a primeira a garantir a sua segurança, através da valorização dos seus colaboradores, na forma como são interiorizados os riscos internos e externos da empresa em matéria de segurança contra incêndio, bem como o plano de formação que a empresa pretende para os seus colaboradores com base em avaliações criteriosas.
O meio hospitalar não é alheio a todas estas questões da segurança, sendo uma tipologia de edifícios extremamente complexa, que infelizmente nos últimos tempos tem visto ocorrer alguns incidentes graves e sempre acompanhados de vítimas. (...)
Artigo completo na Hotelaria e Saúde nº16 jun/dez 2019
Domingos Morais, Bombeiro sapador, licenciado em Gestão da Segurança e Protecção Civil, com mestrado académico em Direção Internacional de Segurança e Protecção Civil.
Outros artigos que lhe podem interessar